segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Intervenções urbanas na cidade de Lisboa



"NOME DO PROJECTO: Parque das Nações
ÁREA DE INTERVENÇÃO: 330 hectares
DATA INICIAL: 1993
DATA FINAL: 2007
TIPO DE PROJECTO: Ambiente, Desenvolvimento Urbano,Território
FASE DE PROJECTO: Gestão de Projectos
LOCALIZAÇÃO: Zona Oriental de Lisboa

TIPO DE INTERVENÇÃO

A zona do Parque das Nações sofreu uma profunda intervenção de regeneração, em particular do ponto de vista ambiental, permitindo valorizar toda as singularidades da zona e maximizar as potencialidades de usufruto futuro.

Como trabalhos fundamentais, destaca-se a descontaminação dos solos ocupados pelas companhias petrolíferas, assim como das águas subterrâneas, a selagem do Aterro Sanitário de Beirolas e o saneamento, despoluição e regularização da parte terminal do rio Trancão.

Após a fase de relocalização de actividades e população, foram desmontadas e demolidas a generalidade das construções existentes. Os trabalhos, em zona limpa, iniciaram-se com a construção de uma galeria técnica de 6,2 km, proporcionando a instalação das redes de águas quentes e frias, recolha de lixos por sucção, água potável, rega, redes eléctricas e de telecomunicações em fibra óptica. Seguiu-se a construção das redes primárias de esgotos primários domésticos e pluviais, com uma extensão de 40 km, uma estação elevatória de esgotos domésticos e duas subestações de energia eléctrica. Finalmente, construiu-se a generalidade das infra-estruturas secundárias ou superficiais, cujo volume de trabalhos atingiu cerca de 286 Km de tubagem das redes de gás, água potável, rega, recolha automática de resíduos sólidos urbanos, esgotos domésticos e pluviais, incluindo quatro estações elevatórias de esgotos domésticos, duas centrais de recolha de resíduos sólidos e duas estações de bombagem de água de rega.

Os trabalhos de pavimentação das áreas pedonais envolveram 220 000 m2 de calçada de vidraço, 180 000 m2 de calçada de granito e 130 000 m2 de lajes de betão. Foram criados 650 000 m2 de parques de estacionamento.

Esta operação de requalificação implicou ainda a construção de uma nova rede de acessibilidades, permitindo a conjugação dos vários modos de transporte e das grandes infra-estruturas viárias e ferroviárias (Ponte Vasco da Gama, variante à auto-estrada do Norte, Circular Regional Interior de Lisboa (CRIL), linhas ferroviárias suburbanas, metropolitano, rede viária da cidade), a qual foi potenciada pela construção de uma estação intermodal de transportes, a Estação Oriente.

Ao mesmo tempo, procedeu-se a intervenções de reconstrução/requalificação de vários eixos viários situados na área envolvente da Zona de Intervenção, com particular realce para os trabalhos efectuados na Rotunda do Relógio, Avenida Marechal Gomes da Costa, Avenida Alfredo Bensaúde, Nó do Prior Velho, Praça José Queirós e na Avenida Infante D. Henrique.
OBJECTIVOS
Os objectivos da Parque EXPO foram não só a organização e realização da última Exposição Mundial do século XX, que decorreu em Lisboa de 22 de Maio a 30 de Setembro de 1998, mas também a requalificação urbana e ambiental da área seleccionada para o evento, a qual se apresentou fundamental para o sucesso da exposição.
DESCRIÇÃO
O projecto de requalificação urbana e ambiental da EXPO`98, enquanto empreendimento de grandes dimensões, assumiu-se como uma oportunidade única de aplicar novos conceitos quanto aos meio urbanos no futuro, com especial incidência na relação com o ambiente. As técnicas e soluções aplicadas, em conjugação com a estratégia ambiental integrada idealizada pela Parque EXPO, permitiram recuperar e valorizar uma área anteriormente destituída de qualquer valor ambiental, devolvendo-a à população e à cidade."

A Citação. Em: http://www.parqueexpo.pt/vPT/Projectos/Pages/ParquedasNa%C3%A7%C3%B5es.aspx# . Acesso em: 16 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário