sábado, 14 de novembro de 2009

Exposições mundiais... e Expo 98: LISBOA!

Estudamos este semestre nesta disciplina de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo I, muitos fatos e acontecimentos que foram relevantes na história da arquitetura, sem dúvidas as exposições mundiais são um destes. Só tomando como exemplo, a Torre Eiffel foi mostrada ao mundo na Exposição mundial de Paris em 1889. Vejamos a citação a seguir sobre as exposições:

"Exposição Mundial, Feira Mundial ou, abreviadamente, Expo, são termos utilizados para identificar variadas exposições de grande dimensão organizadas desde o século XIX. O organismo que sanciona as exposições é o Bureau International des Expositions (BIE).
As feiras aprovadas pelo BIE, podem ser universais, internacionais ou especializadas, durando entre 3 e 6 meses. Adicionalmente um país pode realizar a sua própria 'feira' ou 'exposição', sem a aprovação do BIE."

A Citação. Em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exposição_mundial . Acesso em: 14 de novembro de 2009.

E porquê Lisboa?



"A ideia de organizar em Lisboa uma exposição internacional nasceu nos primeiros meses de 1989, para celebrar o quinto centenário das viagens dos navegadores portugueses dos séculos XV e XVI.
Imaginava-se que o quinto centenário da viagem marítima de Vasco da Gama à Índia, (acontecimento que viria a revelar-se decisivo na construção da imagem do mundo moderno), justificava uma grande festa de carácter universal, em que se assinalassem os grandes encontros civilizacionais que marcam os últimos cinco séculos da história do planeta.
A ideia da realização de uma exposição internacional - preparava-se nessa altura a participação portuguesa na Exposição Universal de Sevilha de 1992 - foi apresentada ao Governo e por este escolhida positivamente no Outono de 1989.
Pensava-se numa exposição internacional especializada, construída num recinto de cerca de 50 ha, situado em Lisboa e capaz de acolher 60 países. O pedido formal de registo da data de 1998 foi apresentado Bureau International des Expositions (BIE), com sede em Paris, em finais de 1989. Foi constituída uma comissão interministerial, com a missão de aprofundar o estudo, conceptual e económico-financeiro, do projecto.
O ano de 1990 foi decisivo para assentar os princípios fundadores do programa que, por iniciativa do Governo, e com o apoio empenhado da Câmara Municipal de Lisboa, se ia desenhando.
Na definição do conceito foi essencial compreender que a Exposição de Lisboa deveria marcar a sua diferença em relação a outros eventos recentes do mesmo género, pela atenção dedicada ao tema central.
Assim, propôs-se uma ambiciosa plataforma temática, que visava colocar os oceanos, a sua diversidade, a sua função essencial no equilíbrio planetário, sob as atenções da comunidade internacional, a quem a participação numa exposição deste género interessa em primeiro lugar.
Renunciou-se a uma óptica estritamente historicista, atacando o tema nas suas perspectivas de futuro, relacionando-o com a ciência, a política, e tecnologia e a arte. O objectivo era propor uma nova ética nas relações do Homem com o meio ambiente, tema que se afigurava como central na agenda política do século XXI.
Por outro lado, tornou-se claro que era preciso trabalhar no sentido de evitar o desperdício por que se saldaram tantas exposições internacionais do século XX. A ideia era tornar o acontecimento festivo também útil - para a cidade, para o país e para a comunidade internacional.
A opção pela realização na zona oriental de Lisboa, num vasta área degradada e poluída, respondia a este objectivo.
Instalações industriais antiquadas, depósitos petrolíferos, velhos armazéns militares, um matadouro obsoleto e até uma lixeira a céu aberto deveriam dar lugar a um novo conceito de ocupação do espaço que permitisse, no futuro, devolver à cidade de Lisboa uma importante faixa de território de cerca 5 km de extensão, situada à beira do rio Tejo.
Em princípios de 1991, e para responder à candidatura alternativa da cidade canadiana de Toronto, que entretanto surgira, foi constituída uma Comissão de Promoção, cujo trabalho se veio a saldar pelo êxito conseguido na Assembleia Geral do BIE, de 23 de Junho de 1992: por 23 votos a favor contra 18 atribuídos a Toronto, Lisboa foi escolhida por ser palco da última exposição do seu género - internacional e temática - a realizar no século XX."

A Citação. Em: http://www.parqueexpo.pt/vPT/Empresa/Historia/EXPO98/Pages/Expo98.aspx . Acesso em: 14 de novembro de 2009.

Bastante interessante, inclusive sobre a intervenção urbana na área, a revitalização de uma área de Lisboa bastante degradada que fazia com que os portugueses não apreciassem a beleza do Tejo, dentre outros malefícios, esta questão da intervenção urbana nesta área renderá uma futura postagem, mesmo porque o nome da disciplina é teoria e historia da arquitetura e URBANISMO I, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário