domingo, 29 de novembro de 2009

A cidade onde ele mora

Um video com várias imagens da baixa Lisboa e uma história urbana em seguida.




"Há muitos séculos atrás teve lugar um estabelecimento idílico nas colinas, perto de um rio que se cruzava com o Oceano Atlântico. Segundo a lenda, Lisboa foi fundada por Ulisses durante uma das suas viagens, mas a Ciência provou que a cidade já era povoada no Neolítico e, até hoje, as marcas de um dos primeiros visitantes da região – os dinossauros – ainda se mantêm.


Lisboa é a capital de Portugal e fica localizada na margem norte do estuário do rio Tejo, que desagua no Oceano Atlântico. É a cidade mais a oeste de toda a Europa Continental e fica, mais ou menos, no centro do país, à distância de 300 km do Algarve, no sul, e a 400 km da fronteira norte com Espanha e tem, aproximadamente, 600 000 habitantes. No entanto, se incluirmos as várias cidades satélite à sua volta, a população da grande Lisboa aumenta para, aproximadamente, 2.6 milhões de pessoas.

Lisboa é a maior cidade portuguesa e o centro cultural, administrativo, comercial e industrial do país. A capital de Portugal está construída sobre sete colinas, com vista para o Rio Tejo, a alma da cidade.

Espalhada na margem direita do enorme estuário do Tejo, Lisboa – a musa inspiradora das grandes descobertas marítimas – mantém um olhar orgulhoso sobre o Oceano Atlântico. As memórias de uma idade gloriosa – quando Lisboa se tornou a capital do reino e um dos mais famosos e cosmopolitas centros da Europa do século XVI, com o qual até a riqueza de Veneza foi incapaz de competir – estão gravadas em pedra na Torre de Belém, no Mosteiro dos Jerónimos e no Padrão dos Descobrimentos, monumentos que têm perpetuado a memória desse período e que têm sido classificados como exemplos de património mundial.

A leste, a cidade mostra-se mais renovada, o que se expressa na arquitectura do local que acolheu a EXPO ’98, a última grande exposição mundial do século XX, conhecido como Parque das Nações. Na parte mais antiga da cidade, as ruas são mais estreitas e curvas. Na zona mais recente (a parte mais baixa da cidade teve que ser quase completamente reconstruída depois do terramoto de 1755) as ruas são direitas, amplas, as avenidas são ladeadas por árvores, praças belas e enormes jardins públicos.

Tanto no centro como nos arredores de Lisboa é possível encontrar uma paisagem variada: praias, planícies, montanhas e áreas de interesse histórico. É possível apreciar mais de 20 séculos de história e um vasto património que Lisboa tem partilhado com os seus habitantes desde 1147, data em que D. Afonso Henriques conquistou a cidade aos Mouros."


Fonte: http://mjfs.wordpress.com/category/urbanismo/
http://www.unl.pt/erasmus/estudantes-recebidos/a-cidade-de-lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário